Como economizar dinheiro para viajar

Money!Money!Money!

Economizar dinheiro não é tão fácil, especialmente quando você gosta de coisas caras. Mais difícil ainda é economizar dinheiro para viajar!

Nós nunca fomos ricos. Na verdade venho de uma família simples e minha mãe sempre teve que trabalhar duro para me criar. Meu primeiro emprego foi de estágiaria numa joalheria, eu tinha 14 anos e desde então nunca mais parei de trabalhar. Os pais do Rob também tiveram que ralar muito para dar a ele e ao seu irmão acesso à boas escolas. O primeiro trabalho do Rob foi na biblioteca da escola, ele tinha 16 anos. Já com 19 anos começou a trabalhar com comércio exterior e seguiu carreira nessa área. Depois de anos de muito trabalho e determinação, nós conseguimos atingir um padrão de vida confortável.

Desde 2009 eu trabalhava 13 horas por dia, de segunda à sábado. Não era fácil, mas consegui comprar um carro, juntar dinheiro para construir nossa casa e gastar em alguns “mimos” como jantares, bons vinhos e muitas festas. O Rob também tinha uma rotina de trabalho cansativa, e só assim conseguíamos juntar grana. Daí quando começamos a sonhar em viajar o mundo, a primeira decisão foi cortar todos os gastos e começar nosso projeto de economizar dinheiro para viajar!

O primeiro passo foi anotar tudo o que gastávamos. Fazer uma lista de todas as contas e dinheiro gasto com mercado, casa e lazer.

– Casa e contas : luz, água, gás e mercado.

– Carro: seguro, combustível e manutenção.

– Lazer: jantares, cinema, festas e viagens.

Nós ficamos mais conscientes sobre o uso da água, luz e gás, depois de um mês já notamos uma redução no valor das contas. Nas compras de mercado deixamos os supérfluos de lado, ficamos de olho em promoções e só comprávamos frutas e verduras da estação. Se você organizar com cuidado sua lista de compras (e ser fiel à ela) é possível economizar bastante só fazendo escolhas certas. Além disso cozinhar em casa é muito mais barato do que almoçar e jantar fora.

A parte mais difícil foi economizar no lazer: nós adoramos festa, sair para beber e dançar. Então a estratégia era: nós podiamos sair uma vez por mês e na economia (só com nome na lista e nada de Ciroc!). E nós nos divertimos muito… Ficávamos esperando ansiosamente pela nossa grande noite e quando chegava, festávamos como se fosse não houvesse amanhã!

Descobrimos também que cozinhar em casa e convidar os amigos para jantar é uma maneira divertida e econômica de aproveitar o final de semana. Dividíamos os custos da comida e bebida, ríamos bastante e rolava uma balada no meio da sala. Nossos amigos que estão lendo este post sabem muito bem do que estamos falando!

No final de seis meses nós vimos nossa poupança aumentar e isso nos motivou a manter a mão fechada. Também checamos todas as taxas pagas aos bancos.

Escolhemos o banco e cartão de crédito com o melhor custo benefício e cancelamos todos os outros. Cada centavo conta na hora de economizar dinheiro para viajar.

Desde setembro de 2013 nós paramos com as compras, nada de roupas,sapatos ou presentes. Fizemos um trato de só a comprar livros que ajudassem no nosso projeto. Até no Natal não gastamos muito, Papai Noel trouxe para o Rob um livro usado, “The bold man of the sea”, e eu ganhei três livros sensacionais: “How to travel the world on $50 a day”(como viajar o mundo com $50 por di), “Vagabonding” e “Delaying the real world”. O Rob sempre me mimando.

Na Páscoa, nenhum chocolate ou presente. Você pode pensar que isto é triste, não trocar presentes, abrir mão das festas… A verdade é que eu não me importei mesmo! Estava tão focada com a viagem que festas, roupas e sapatos ficaram em segundo plano. Acredito que o Rob pensava o mesmo, foram várias as noites que ficamos em casa tomando um vinho e organizando nossos sonhos ao invés de ir para a balada. E estamos falando de dois baladeiros de plantão! Pois bem, algumas coisas podem mudar por um tempo.

Falando sobre coisas, encontramos outro jeito de ganhar dinheiro. Nossa casa estava cheia de roupas, sapatos, livros, bikes, louças… Muita coisa que não teria mais utilidade para nós e que poderia ser vendida. Em março a de vendas começou: fizemos nosso bazar online e abrimos nossa casa para compradores! Foi uma história divertida e lucrativa! Todos os detalhes do nosso bazar numa matéria especial que fizemos sobre o projeto: Sim, nós vendemos tudo para viajar pelo mundo!

De repente abril chegou, era hora de liberar a casa para o inquilino se mudar. Também vendemos o carro e nos mudamos para a casa dos pais do Rob. Passamos os últimos 24 dias morando com o pai e mãe dele, aproveitamos este tempo precioso com a família e ainda conseguimos economizar dinheiro para viajar. Uma ótima maneira de nos preparamos para a grande despedida.

E você, você economiza dinheiro para viajar?! Qual é a sua dica?

5 comentários em “Como economizar dinheiro para viajar”

1. Natalie, muito bom seu artigo! Eu e meu marido temos feito desta forma, mas também aprendemos uma outra estratégia quando queremos algo como um presente um pouco mais caro, etc. Compramos fora das datas comemorativas! Um absurdo comprar presente no dia dos namorados ou às vésperas do Natal! Por isso, ou compramos bem antes e guardamos ou não compramos. O mesmo também fazemos para viagens. Se podemos evitar de viajar em períodos de alta temporada por que viajar nesse período? Obrigada pela sua matéria e desejo muito sucesso!

• Fico feliz que você gostou do post Cristiane! 🙂

Essa técnica de comprar fora das datas comemorativas é ótima! Sobre viajar em baixa temporada, isso é uma escolha super sábia, além de economizar você também evita filas e os lugares não estão super lotados… Um exemplo foi nossa viagem para Capadócia, todo mundo vai no verão ou primavera, nós fomos no outono e a cidade estava vazia, a natureza lindíssima e os preços bem mais baratos…

Obrigada por deixar seu comentário e continue acompanhando a gente!

Abraços, e tudo de melhor!
      Nat

2. Olá amigo,

Gostei muito do seu artigo e sinceramente vai ajudar muitas pessoas. Sempre gostamos de viajar e as vezes gastamos além da conta por falta de conhecimento e nesse post você colocou o que precisamos para fazer uma viagem barata. Parabéns!